Regulamento

NOTA OFICIAL
    DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS
        DAS CATEGORIAS BASICAS DE FUTEBOL
                                            PRE-MIRIM, MIRIM, INFANTIL E JUVENIL TEMPORADA 2013,          DENOMINADO              
“11ª  COPA  ASVALE  DE NOVOS TALENTOS
                                  
O  departamento  de futebol da ASVALE, no uso de suas atribuições , e nos termos da decisão do conselho técnico competente , em reuniões realizadas no mês de  SETEMBRO  de 2013.
RESOLVE:
                                   Publicar com a presente nota oficial, as normas estabelecidas e aprovadas pelo Conselho Técnico, para disputa dos “CAMPEONATOS DAS CATEGORICAS BASICAS DE FUTEBOL  PRE MIRIM , MIRIM , INFANTIL E JUVENIL”” da presente temporada.

1 – DOS CLUBES INTEGRANTES :
Art. 1º - Participarão do Campeonato das Categorias Básicas de Futebol do corrente ano, as 23 (Vinte e três)  seguintes associações esportivas:
Ø  Aserita ----------------------------------------------------------------------------Itaperuna - RJ
Ø  Centro de Desenvolvimento Esporitvo Olímpico      ----- ----------- ---Carangola - MG
Ø  Projeto Bom de Bola  --------------------------------------------------------Carangola - MG
Ø  Complexo Polisportivo          ------------------------------Bom Jesus de Itabapuana  - RJ
Ø  Projeto Atlético  -------------------------------------------- Bom Jesus de Itabapuana - RJ
Ø  Laje Esporte Clube---------------------------------------- ---------------Laje de Muriáe - RJ
Ø  Cruzeiro Atletico Clube ---------------------------------------------------------Muriáe  - MG
Ø  Futebol Clube do Porto-----------------------------------------------------------Muriáe - MG
Ø  Escola de Futebol São José do Calçado-------------------------São José do Calçado - ES
Ø  Unig--------------------------------------------------------------------------------Itaperuna - RJ
Ø  Americano Futebol Clube-------------------------------------------------Eugenópolis  - MG
Ø  Escola de Futebol Vermelho Novo-----------------------------------Vermelho Novo - MG
Ø  Opérario Futebol Clube----------------------------------------------------------Muriaé – MG
Ø  Paulistano Futebol Clube--------------------------------------------------------Muriaé – MG
Ø  Mineiro Esporte Clube-----------------------------------------------------------Muriaé – MG
Ø  Escola de Futebol Palmeirinhas  Clube--   -------------------------------------Guaçui – ES
Ø  Serrano Futebol Clube ----------------------------------------------------------Caparaó – MG
Ø  Escola de Futebol Nova Geração -------------------------------------------Porciúncula – RJ
Ø  Ubaense Futebol Clube ---------------------------------------------------------------Úba – MG
Ø  Escola de Futebol Vila Reis----------------------------------------------------Cataguazes-MG
Ø  São Miguelense Futebol Clube------------------------------------São Miguel do Anta – MG
Ø  Espera Feliz/Assoc. Esp. Pio XII de Espor. Amador---------------------Espera Feliz - MG
2 DO INICIO DO CAMPEONATO:
Art. 2º - O Campeonato terá inicio no dia 28 de Setembro e término no mês de Dezembro de 2013.

3- DAS FINALIDADES :
Art. 3º - A COPA ASVALE DE FUTEBOL visa principalmente o incentivo da criança e do jovem ao estudo, ao lazer, a união das comunidades, bem como o intercâmbio de crianças e jovens da região do Vale do Carangola e Zona da Mata, além de, descobrir novos talentos para o futebol de campo do Estado e do Brasil. Para isto, alguns, aspectos importantes, deverão ser observados, por todos integrantes de cada equipe (Direção, Representante, Comissão Técnica e Jogadores) assim como os árbitros:
a)     Obediência ao regulamento;
       b)     Educação nos atos, postura, comportamento e disciplina;
       c)     Imparcialidade e cumprimento das regras do futebol;


4 –DA FORMA DE DISPUTA:
Art. 4º - Os Campeonatos das Categorias Básicas de Futebol, temporada 2012, será disputado pelas 15 (quinze) associações inscritas, em 4 ( cinco ) fases distintas , denominadas  Classificação , Quartas de Fina, Semifinal  e Final.
5 – DA PRIMEIRA FASE :
Art. 5º - A Primeira Fase será disputada pelas 22 (vinte e Duas) equipes divididas em seis chaves denominadas CHAVE A, CHAVE B, CHAVE C, CHAVE D, CHAVE E e CHAVE F em  TURNO e RETURNO , observando o mando de campo prescrito na tabela de jogos. (olhar no site tabela fase classificatoria)
CHAVE A - formadas pelas equipes –
ASERITA                                                             (PM - M – IN - JU)
COMPLEXO POLISPOTIVO BJI                                 (M – IN - JU)
E. F. SÃO JOSE DO CALÇADO                                  (M - IN ) 
E. F. PALMEIRINHAS FUTEBOL CLUBE       (PM - M – IN)
PROJETO ATLÉTICO                                        (PM)
CHAVE B - formadas pelas equipes –
UBAENSE FUTEBOL CLUBE                          (PM – M)
ESCOLA DE FUTEBOL VILA REIS                            (M - IN - JU)
SÃO MIGUELENSE FUTEBOL CLUBE          (PM – M – IN – JU)            
CHAVE C - formadas pelas equipes –
CRUZEIRO ATLETICO CLUBE                      (PM - M - IN)
F. CLUBE DO PORTO                                     (PM - M - IN - JU)
UNIG                                                                          (M - IN - JU)
CHAVE D - formadas pelas equipes –
PROJETO BOM DE BOLA                               (PM – M – IN – JU)
ESCOLA DE FUTEBOL NOVA GERAÇÃO   (PM – M – IN – JU)
SERRANO FUTEBOL CLUBE                                  (M – IN)
ESPERA FELIZ / ASSOC. PIO XII                                             (JU)
CHAVE E - formadas pelas equipes –
E. F. VERMELHO NOVO                                 (PM)        
OPÉRARIO FUTEBOL CLUBE                        (PM – M – IN – JU)            
MINEIRO FUTEBOL CLUBE                                      (M - IN – JU)
PAULISTANO FUTEBOL CLUBE                              (M - IN - JU)
CHAVE F - formadas pelas equipes –
C.D.E. OLIMPICO  (A)                                        (PM - M – IN - JU)
LAJE ESPORTE CLUBE                                                     (IN – JU)
AMERICANO FUTEBOL CLUBE                     (PM - M - IN)

Art. 6º - Ao termino dos jogos da Primeira Fase, a classificação para a Fase OITAVAS DE FINAL será da seguinte forma:
*Categoria Pré Mirim os 1º , 2º  e 3º  colocados das chaves A, B, C, D, E, e F , E . (TOTAL DE 12 EQUIPES)

*Categoria Mirim. os  1º colocados da chave  B, C, D, E, e F e os 2º colocados da chave A, B, C, D, E, e F e mais os vencedores da repescagem disputada entre os  3º colocados das chaves A, B, C, D e E e o 4º colocado da chave A. (TOTAL DE 14 EQUIPES )
Paragrafo Único : O 1º colocado da chave A passa direto para as Quartas de Final.

*Categoria Infantil os  1º colocados da chave  B, C, D, E, e F e os 2º colocados da chave A, B, C, D, E, e F e mais os vencedores da repescagem disputada entre os  3º colocados das chaves A, C, D, E e F e o 4º colocado da chave A. (TOTAL DE 14 EQUIPES )
Paragrafo Único : O 1º colocado da chave A passa direto para as Quartas de Final.

*Categoria Juvenil os  1º e 2º colocados das chaves A, B, C e F e os 3º colocados das chaves D e E.
(TOTAL DE 14 EQUIPES)

Paragrafo Ùnico - Os jogos da Repescagem serão disputados em jogo unico sem vantagens, em caso de empate o vencedor será conhecido atraves da disputa de penalidade maxima.

6 – DA FASE  OITAVAS DE FINAL :

Art. 7º - A Fase Oitavas de Final será disputada pelas  associações classificadas na primeira  fase em cada categoria e as equipes classificadas na repescagem CHAVE G, H e I, que serão dividas  em 7 (sete) chaves denominadas CHAVE  J, K, L, M, N, O e P,  distribuídas conforme tabela de jogos. (olhar no site tabela oitavas de final)

Paragrafo Único : As equipes classificadas em 1º lugar de cada chave jogam com a vantagem do empate. Nos confrontos em que as duas equipes obtiveram a mesma colocação, o empate será para a equipe de melhor campanha seguindo os critérios de desempates do artigo nº15  deste regulamento.            Classificam para a fase Quartas de final as equipes vencedoras das chaves J, K, L, M, N, O e P, mais 1 equipe perdedora da fase oitavas de final na categoria Juvenil que será conhecida  por sorteio conforme regras abaixo determinadas.

REGRAS SORTEIO :Será realizado pela loteria federal, na primeira quarta feira, após o termino da Oitavas de final, (data a ser informada para as equipes pela organização)  seguindo o seguinte critério.
(1º premio, unidade) categoria Juvenil
Equipe perdedora chave J = numero  1
Equipe perdedora chave K  = numero  2
Equipe perdedora chave L  = numero  3 
Equipe perdedora chave M = numero  4   
Equipe perdedora chave N = numero  5  
Equipe perdedora chave O = numero  6  
Equipe perdedora chave P  = numero  7  

Caso o numero sorteado seja = 0, 8 ou 9  o numero vencedor será o numero seguinte da dezena e assim por diante até que se conheça um vencedor.
Exemplo 1 = LOTERIA FEDERAL 1º PREMIO  - 43077  Nº sorteado 7
Exemplo 2 = LOTERIA FEDERAL 1º PREMIO  - 43070  Nº sorteado 7
Adendo: Se houver nas oitavas de final categoria JUVENIL, alguma equipe perdedora por WO, a mesma não participará do sorteio, ficando seu numero correspondente considerado nulo.

 Art. 8º: Os jogos da fase, Oitavas de Final , serão disputados em sedes distintas que serão determinadas posteriormente.
Os locais pré – determinados para os jogos das  Oitavas de final, poderão ser invertidos ou alterados, se a comissão organizadora da COPA ASVALE DE FUTEBOL assim julgar necessário, para o bom andamento do Campeonato.

7 – DA FASE QUARTAS DE  FINAL:

Art. 9º - A fase Quartas de Final será disputada pelas associações classificadas nas Oitavas de final  mais as equipes 1º colocadas da chave A nas categorias Mirim e Infantil mais 1 equipe perdedora da fase semi final na categoria Juvenil que será conhecida  por sorteio, e serão divididas em  4 (quatro) chaves denominadas CHAVE Q, R, S e T, distribuídas conforme tabela de jogos.(olhar no site tabela quartas final).

Paragrafo Único: As equipes jogarão em condições de igualdade, sem vantagens, em um único jogo, conforme confrontos na tabela de jogos.Em caso de empate o vencedor será conhecido na cobrança de  5 pênaltis, permanecendo o empate pênaltis alternados até que se conheça o vencedor.
Classificam para a fase Semi Final as equipes vencedoras das chaves Q, R, S e T, mais 1 equipe perdedora da fase semi final na categoria Pre Mirim que será conhecida  por sorteio conforme regras abaixo determinadas.

REGRAS SORTEIO :Será realizado pela loteria federal, na primeira quarta feira, após o termino da semi final, (data a ser informada para as equipes pela organização)  seguindo o seguinte critério.
(1º premio, unidade) categoria Pré Mirim
Equipe perdedora chave Q = numero  1, 2 e 3
Equipe perdedora  chave  R = numero   4, 5  e 6
Equipe perdedora chave  S = numero    7, 8  e 9

Caso o numero sorteado seja = 0  o numero vencedor será o numero seguinte da dezena e assim por diante até que se conheça um vencedor.
Exemplo 1 = LOTERIA FEDERAL 1º PREMIO  - 43077  Nº sorteado 7
Exemplo 2 = LOTERIA FEDERAL 1º PREMIO  - 43070  Nº sorteado 7
Adendo: Se houver nas semi final categoria PRE MIRIM, alguma equipe perdedora por WO, a mesma não participará do sorteio, ficando seu numero correspondente considerado nulo.

Paragrafo Único: Os jogos da fase, Quartas de Final , serão disputados em sedes distintas que serão determinadas posteriormente.
Os locais pré – determinados para os jogos das  Oitavas de final, poderão ser invertidos ou alterados, se a comissão organizadora da COPA ASVALE DE FUTEBOL assim julgar necessário, para o bom andamento do Campeonato.




8 – DA FASE SEMI FINAL e FINAL:
          
Art. 10 º - A fase Semi Final será disputada pelas associações classificadas nas Quartas de final mais 1 equipe perdedora da fase semi final na categoria Pre Mirim  que será conhecidas por sorteio, divididas em  2 (duas) chaves denominadas CHAVE U e V, distribuídas conforme tabela de jogos.(olhar no site tabela semi final).
Atenção: As equipes jogarão em condições de igualdade, sem vantagens, em um único jogo, conforme confrontos na tabela de jogos.Em caso de empate o vencedor será conhecido na cobrança de  5 pênaltis, permanecendo o empate pênaltis alternados até que se conheça o vencedor.
Classificam para a fase  Final as equipes vencedoras das chaves U e V.

Paragrafo Único: Os jogos da fase, Semi Final , serão disputados em sedes distintas que serão determinadas posteriormente.
Os locais pré – determinados para os jogos das  Oitavas de final, poderão ser invertidos ou alterados, se a comissão organizadora da COPA ASVALE DE FUTEBOL assim julgar necessário, para o bom andamento do Campeonato.

Art. 11º - A Fase Final será disputada pelas associações vencedoras da Semi  Final, chaves U e V . As equipes jogarão em condições de igualdade, sem vantagens, em um único jogo.

Art. 12º - Na Fase  FinalAs equipes jogarão em condições de igualdade, sem vantagens, em um único jogo, conforme confrontos na tabela de jogos.Em caso de empate o vencedor será conhecido na cobrança de  5 pênaltis, permanecendo o empate pênaltis alternados até que se conheça o vencedor.

Art. 13º - A associação vencedora da Fase Final será declarada CAMPEÃ da  “11ª COPA ASVALE  DE NOVOS TALENTOS  “  Temporada 2013 .

Art. 14º - Os jogos finais serão em sede única, realizados em um só dia sendo a sede  determinada posteriormente pela comissão organizadora DA  COPA ASVALE DE FUTEBOL.

9 – DA FORMA DE DESEMPATE AO TERMINO DA PRIMEIRA FASE:

Art. 15º - Ao término dos jogos previstos para a Primeira Fase, se 02 (duas) ou mais associações estiverem empatadas na soma de pontos ganhos, para apurar a classificação para a próxima fase, serão estabelecidos, pela ordem, até o desempate, os seguintes critérios:

A)    MAIOR NUMEROS DE VITORIAS;
B)    MAIOR SALDO DE GOLS;
C)    MAIOR NUMERO DE GOLS CONQUISTADOS
D)    MENOR NUMERO DE GOLS SOFRIDOS;
E)    GOL AVEREGE
F)   POR SORTEIO, EM LOCAL, DATA E HORARIO, DESIGNADOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA DA “COPA ASVALE DE FUTEBOL

10 – DA CONTAGEM DE PONTOS :

Art. 16º - Os campeonatos serão regidos pelo sistema de pontos ganhos, observando o seguinte critério:
a) Por vitória           -                         03 ( três ) pontos
b) Por empate        -                          01 (um ) ponto
c) Por derrota         -                         00 (zero) ponto

Art. 17º - Quando por decisão da COMISSÃO DISCIPLINAR forem atribuídos pontos ganhos à qualquer associação que tenha perdido na competição ,  concedendo-se para todos os efeitos à Associação que obtiver ganho de causa o placar de  2  x  0  ( dois a zero ) .





11 – DOS JOGOS :

Art. 18º - Os jogos serão realizados nas datas estabelecidas na tabela de jogos, não sendo permitidas inversões de mando de campo, salvo por decisão da Comissão Disciplinar ou por determinação da comissão organizadora.

Art. 19º - A Associação que tiver o mando de campo deverá tomar as medidas de ordem administrativa e técnicas, indispensável à segurança do espetáculo e à normalidade da competição, para o bom andamento do campeonato.

12- DO UNIFORME :

Art. 20º - As associações só poderão usar nas competições os uniformes previstos em seus estatutos, e cadastro na ASVALE, ressalvando o disposto quanto ao uso de publicidade.

Parágrafo primeiro – os atletas serão identificados por numeração obrigatória.

Parágrafo segundo - As associações deverão indicar o primeiro e o segundo uniforme de suas equipes até 72 (setenta de duas) horas antes da primeira partida da Associação, enviando fax ou contato telefônico, com a Comissão Organizadora do Campeonato.

Parágrafo terceiro – Em todas as partidas, salvo acordo entre as associações disputantes, usará o uniforme numero 01 (um) a Associação colocada à esquerda da tabela de jogos, por ter o mando de campo. Se houver necessidade de troca de uniforme, esta será efetivada pela Associação visitante.
OBS: aconselhamos as associações visitantes entrar em contato, via telefone, 72 (setenta e duas) horas antes da partida, com as equipes, que tem o mando de campo, para definirem os uniformes a serem usados, evitando assim atrasos no andamento, das partidas.

13 – DO HORARIO DE INICIO DOS JOGOS E SUA DURAÇÃO:

Art. 21º - de acordo com o resolvido nos congressos técnicos, fica estipulado os seguintes horários, para inicio das partidas:
Jogos aos sábados, domingos e feriados pela manhã:
a)  09:00 (nove  )                          horas             -     categoria Pré- Mirim
b) 10:00 ( dez )                             horas             -     categoria Mirim
c) 11:00 ( onze  )                          horas             -     categoria Infantil
d)12:15 ( Doze e quinze)             horas              -     categoria Juvenil
Jogos aos sábados e Domingo  e feriados pela tarde:
a) 13:00 (treze)                             horas             -    categoria Juvenil
b) 14:30 (quatorze e trinta)           horas             -    categoria  Infantil
c) 15:40 (quinze e quarenta  )       horas             -     categoria  Mirim
d) 16:40 (dezesseis e quarenta )  horas              -     categoria  Pré – Mirim

Art. 22º - os horários dos jogos e ou ordem das categorias, poderão ser mudados de comum acordo entre as Associações, tendo, que, as mudanças efetuadas serem comunicadas a COMISSÃO ORGANIZADORA e relatadas no boletim de ocorrências do jogo, com assinaturas dos representantes das Associações e o arbitro do jogo.

Art. 23º - nos confrontos em que serão disputados apenas 3 (três) categorias, poderá ser combinado entre as equipes o inicio dos jogos a partir do segundo horário determinado, tendo, que, as mudanças efetuadas serem comunicadas a COMISSÃO ORGANIZADORA e relatadas no boletim de ocorrências  do jogo , com a  assinatura dos representantes das Associações e o Arbitro do Jogo.

Art. 24º - Só haverá tolerância de 15 minutos no primeiro jogo, sendo, que, o intervalo para o inicio do 2º 3º e 4º jogo, deverá ser de no máximo 5 (cinco) minutos  para que  haja o mínimo de  atraso nos horários dos jogos.
Obs.: aconselha-se as associações, que no intervalo de cada jogo, já se coloque os jogadores do próximo jogo, para assinar a sumula e fazer o aquecimento, devidamente uniformizados, para que não haja atrasos nos horários.

Parágrafo Único: Caso haja atrasos na chegada das delegações, aconselhamos os representantes a usarem sempre o bom senso aceitando a justificativa do atraso e procure da melhor forma possível realizar os jogos, lembrando sempre que estamos mexendo com crianças em formação de caráter e isto esta acima de qualquer resultado de jogo.

Art. 25º As  partidas terão a duração de :
a) Pré - Mirim              - 40min (quarenta minutos), divididos em dois tempos de 20min (vinte minutos) e intervalo de 10min (dez minutos).
b) Mirim                      - 50 min (cinqüenta minutos), divididos em dois tempos de 25 min (vinte e cinco minutos), e intervalo de 10m (dez minutos).
c) Infantil                   - 60 min (sessenta minutos), divididos em dois tempos de 30 mim  (trinta minutos) e intervalo de 10 min (dez minutos).
d) Juvenil                  - 70 min (setenta minutos), divididos em dois tempos de 35 min (trinta e cinco minutos) e intervalo de 10 min (dez minutos).




14– DAS CONDIÇÕES DE JOGO DOS  ATLETAS:

Art. 26º - da categoria Pré - Mirim: Somente poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE, observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 2001 ou após.

Art. 27º - da categoria Mirim: Somente poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE, observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 2000 ou após .

Art. 28º - da categoria Infantil: Somente poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE, observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 1998 ou após até 2000.

Art. 29º - da categoria juvenil: Somente poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE, observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 1996 ou após até 1999.

Adendo: Se caso houver duvida da idade de algum atleta o mesmo deverá apresentar documento de identidade, comprovando a data de nascimento. Caso não possua o documento deverá ser feita uma entrevista com o atleta, se assim quiser a equipe que tiver a duvida. 

Art. 30º - Para que o Atleta tenha condição de jogo as Associações deverão inscrevê-lo na ASVALE, apresentando os seguintes documentos:
       1)xerox certidão de nascimento com registro mínimo de 04 anos ou xerox da carteira de identidade, exceto para a categoria juvenil que deverá ser xerox de documento de Identidade ( RG ) .
2) ficha de inscrição, devidamente preenchida, datilografada ou em letra de forma, contendo todas as informações nela solicitadas, bem como as assinaturas do Pai ou responsável legal, do Diretor ou Secretario do educandário, do Responsável pela Associação e do atleta.
3) 02 fotografias ¾ recentes.

Art. 31º - Só serão aceitas as inscrições de atletas que estejam estudando, com exceção dos atletas da categoria juvenil.

Art. 32º - O atleta deverá estar obrigatoriamente estudando. Como também, só poderá participar da competição, atletas em plena condição física e mental para a pratica do futebol de campo, não sendo de responsabilidade da comissão organizadora qualquer problema de saúde de qualquer atleta.

Art. 33º - Fica estabelecido o numero ilimitado de  inscrições de atletas até data pré – estabelecida pela comissão Organizadora. (limite para inscrição até dia 12 de Novembro de 2013).

Art. 34º - Após a data limite para inscrição de Atletas só será aceita inscrição de Atletas mediante pagamento de taxa no valor de R$ 20,00 (Vinte Reais) por atleta inscrito, sendo limitada estas inscrições até a data de 27 de Novembro de 2013.

Art. 35º - O atleta inscrito após o inicio da competição só terá condição de jogo após o 3º  dia da data de entrada do seu pedido de inscrição na comissão organizadora.

Art. 36º - O atleta não poderá participar em todo Campeonato por mais de 01 (uma) Associação. Caso aconteça o atleta será eliminado da competição, desde que não haja acordo entre as equipes envolvidas.

Art. 37º - Poderão ser utilizados, nos jogos do campeonato, atletas inscritos nas categorias abaixo, nas categorias imediatamente acima, se assim julgar necessário o Representante de cada Associação.

Art. 38º  -  Quanto a transferência  de Atletas, só poderão ser feitas antes do inicio do campeonato, com preenchimento da ficha especifica  com assinatura dos pais do atletas aceitando a transferência. As transferências após o inicio do campeonato só serão aceitas, se o atleta não tiver assinado sumula de jogo,  tendo neste caso que haver também a concordância da equipe de qual o atleta esta saindo.

15 – DAS ASSOCIAÇÕES:

Art. 39º - Poderão participar da competição, as associações cadastradas na ASVALE e ou associações convidadas que tiverem suas inscrições aprovadas pela diretoria da ASVALE.
As Associações inscritas na 11ª COPA ASVALE DE NOVOS TALENTOS, são obrigadas a participar com no mínimo de 03 (três) categorias.
Adendo: Conforme combinado entre as equipes, fica aberto a exceção, para as Equipes:  E. F. São Jose do Calçado, Ubaense Futebol Clube, Laje Esporte Clube a participarem com apenas 2 (duas) categorias. As equipes de E; F. Vermelho Novo e Espera Feliz / Ass. Pio Xii participarão com 1 categoria mas terão que acompanhar os jogos ds Equipes do Mineiro F. Clube e Serrano F. Clube respectivamente.

16 – DAS AUTORIDADES:

Art. 40º - As Autoridades para as disputas previstas no regulamento serão designadas pela comissão organizadora.
São consideradas autoridades: Comissão organizadora, Comissão disciplinar, Representante das Associações, Árbitros, Auxiliares e anotador de Jogo.

17- DO  ANOTADOR E SUMULA DE JOGO:

Art. 41º - Fica na responsabilidade dos representantes das Associações mandantes de campo, a escalarão de um anotador para preenchimento da sumula de jogo e fiscalização dos documentos apresentados pêlos atletas.

Art. 42º - As sumula e relatórios de jogos serão fornecidos pela Comissão Organizadora do Campeonato.

Parágrafo único – a sumula de jogo, deverá ao termino de cada partida ser assinada pelo arbitro, anotador e representante das associações, juntamente com relatório do arbitro. Tendo o mandante de campo à responsabilidade de enviar no 1º dia útil após os jogos as sumulas de jogo para a organização pelo E-mail asvalecarangola@yahoo.com.br, para que seja emitido o boletim da rodada em seguida. A via original da súmula deverá ser enviada logo a seguir pelo correio, ou qualquer outro meio de transporte, para o endereço abaixo relacionado.

DEPARTAMENTO DE FUTEBOL -  ASVALE  -
 COPA ASVALE DE FUTEBOL
RUA MARECHAL DEODORO, 371, C/2 - fundos – CENTRO –
CARANGOLA – MG  -  CEP  36.800.000
Telefone para contato 32. 3741-3115 – 32 .9921.6084 – 32.8836-6084

Art. 43º - A sumula será assinada pêlos atletas, dentro de campo de jogo, antes do inicio da partida, sob a fiscalização dos fiscais de mesa e a presença do Anotador. Em hipótese alguma, a sumula será assinada pêlos atletas no vestiário.

Art. 44º - Ao assinar a sumula, o atleta apresentará ao Anotador e aos fiscais de mesa, a Carteirinha de Inscrição fornecida pela ASVALE, ficando inabilitado para a competição, o que deixar de cumprir esta exigência.

Art. 45º - Deverá ser observado pelo Anotador e fiscais de mesa, o ano de validade das carteirinhas. Caso esteja vencida, o atleta não terá condição de jogo.
(Atenção): devido a mudança na idade da categoria Pre Mirim para esta temporada, serão aceitas as carteiras da categoria com vencimento em 2012  “cor branca com cinza”.

Art. 46º - O atleta da categoria Juvenil só adquire condição de jogo se estiver inscrito na ASVALE, não sendo permitida apenas a apresentação do documento (RG) para jogar.

Art. 47º - O anotador recolherá no ato da assinatura da sumula, as carteiras de inscrição dos atletas devolvendo-os ao término do jogo, com exceção dos que contenham rasuras ou adulterações ou estejam vencidas, que deverá ser comunicado ao arbitro e aos fiscais de mesa a irregularidade, as quais serão anexados a 1ª via da sumula de jogo, que será enviada a comissão organizadora para as devidas providencias. Constará ainda no relatório do arbitro, o nome completo do atleta, e o numero do documento apresentado.
Obs. - Cada Associação deverá por um fiscal de mesa, junto ao anotador para auxilio e conferência das carteirinhas de atletas.

18- DO ARBITRO E AUXILIARES:

Art. 48º - Fica na responsabilidade dos representantes das Associações mandantes de campo, a escalação dos Auxiliares de Árbitros (Bandeiras), devidamente inscritos na ASVALE, uniformizados e apresentando documento de identidade pessoal acompanhado da Carteira de registro da ASVALE, a não apresentação destes documentos acarretará no veto do mesmo para atuar na partida.

Parágrafo Único: Conforme combinado entre as equipes participantes, fica autorizado aos Auxiliares filiados a ligas, apitarem sem a apresentação da carteira da ASVALE, desde que apresentem sua carteira de arbitro filiado a liga juntamente com documento de Identidade (RG) .

Art. 49º - Caso aconteça da não apresentação de documentos e carteira de inscrição do arbitro e ou de 1 (um) dos assistentes ou o não comparecimento no campo de jogo, a partida deverá ser realizada com 2 (dois) árbitros apitando, sem bandeiras, mesmo que sejam árbitros da casa. Ficando a associação que não cumpriu com a escalação de seu arbitro, sem direito de vetar os árbitros que atuarão na partida, ficando as mesmas sujeitas a advertência pela Comissão Organizadora do campeonato.

Exemplo 1: A equipe visitante não apresentou o arbitro do jogo:
Solução: A partida deverá ser apitada pelos dois Auxiliares (bandeiras) apresentados pela equipe mandante ou por apenas um Auxiliar (bandeira). Não sendo permitido veto pela equipe visitante.

Exemplo 2: A equipe mandante do jogo não apresenta os 2 (dois) auxiliares (bandeiras) , ou apresenta  apenas um Auxiliar (bandeira).

Solução: A partida deverá ser apitada pelo Arbitro sem auxiliares, não sendo permitido dois árbitros no campo, sendo um de cada equipe.
Parágrafo único – Na falta de Árbitros e Assistente, a partida será adiada ficando a cargo conselho disciplinar a solução da anulação e ou validação da partida com perca de pontos ou não pela Associação infratora.

19 – DAS SUBSTITUIÇÕES:

Art. 50º - Cada associação poderá ter como suplentes (regra três) no máximo de 09 (nove) atletas, acompanhados pelo Técnico, Auxiliar Técnico, Massagista, Médico, Preparador Físico e o Representante da Associação, sendo obrigatório que conste o nome de todos os dirigentes em sumula.

Parágrafo único – a participação de atleta, nas diversas competições, é de exclusiva responsabilidade do responsável da Associação.

Art. 51º - Os atletas que estiverem como suplentes (regra três) só poderão assinar a sumula de jogo, quando for efetuada a substituição , sendo obrigatório a apresentação do documento de inscrição (carteirinha da ASVALE).. Com exceção da categoria Pre Mirim e Categoria Mirim, onde todos os atletas deverão assinar a sumula antes do inicio do jogo. As substituições deverão ser controladas pelo anotador e sempre com a apresentação da Carteirinha de inscrição.

Art. 52º - substituições da categoria Pré – Mirim, Cada Associação poderá substituir livremente seus atletas sem numero máximo de substituição e de forma rotativa em qualquer tempo de jogo no máximo de 09 (nove) atletas; o jogador que for substituído, poderá voltar ao jogo, desde que não tenha sido substituído pelo arbitro. As substituições devem ser controladas pelo mesário e feitas com o jogo em andamento, sendo paralisada a partida somente para a substituição do goleiro. Em caso de expulsão nesta categoria o atleta infrator poderá ser substituído.

Art. 53 º - substituições da categoria Mirim, Cada Associação poderá substituir livremente seus atletas sem numero máximo de substituição e de forma rotativa em qualquer tempo de jogo no máximo de 09 (nove) atletas; o jogador que for substituído, poderá voltar ao jogo sendo vetada a substituição de atleta expulso de campo. As substituições devem ser controladas pelo mesario e feitas com o jogo em andamento, sendo paralisada a partida somente para a substituição do goleiro.

Art. 54 º - substituições das categorias   Infantil e Juvenil, Cada Associação poderá substituir durante a competição em qualquer tempo de jogo no máximo de 09 (nove) atletas, sendo vetada a substituição de atleta expulso de campo, ou a volta de atleta já substituído.

20 – DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES:

Art. 55º – A cada cartão vermelho, o atleta estará automaticamente suspenso da próxima partida que sua associação venha a jogar efetivamente, independente de outras sanções que venha sofrer  de conformidade com a gravidade do seu ato disciplinar.
Parágrafo Único: Os atletas que forem expulsos na sua categoria não poderão completar  a categoria acima  no mesmo dia, podendo jogar no próximo jogo na categoria acima e cumprir a suspensão na sua categoria , quando a tleta de uma categoria,  completar a  categoria acima  e for expulso, o mesmo cumprirá a suspensão na categoria que foi expulso e poderá jogar no próximo jogo na sua categoria desde de que o jogo não seja no mesmo dia (no caso de jogos onde a categoria Maior joga primeiro que a categoria menor).

 Art. 56º _ O  cartão amarelo, não será acumulativo, valendo apenas para a partida.

Art. 57º - Dirigentes que forem expulsos do banco de Reservas (Regra três) estarão sujeitos a sanções disciplinares, de conformidade com a gravidade dos seus atos disciplinares.
Parágrafo único – na categoria Pré – Mirim, o atleta expulso poderá ser substituído, não podendo retornar naquela  partida, mas poderá jogar a próxima partida de sua associação.

Art. 58º - O atleta que estiver cumprindo sanção disciplinar está impedido de assinar a sumula de jogo.

Art. 59º - A Associação que utilizar atleta que esteja cumprindo sanção disciplinar perderá os pontos da partida. Alem das sanções previstas no CODIGO DICIPLINAR.

Art. 60º - A associação que utilizar atletas que não estejam regularmente inscritos na competição, perderá os pontos da partida. Alem das sanções previstas no CODIGO DICIPLINAR.

Art. 61º - A associação que utilizar atletas fora do limite de idade estarão eliminadas da competição em todas as categorias, sendo todos seus resultados ignorados como se não tivesse acontecido, sendo a associação multada no valor de R$ 200,00 (Duzentos reais), e sujeitas às sanções previstas no CODIGO DICIPLINAR.

Parágrafo único – Caso seja comprovado adulteração de documentos pelo atleta ou responsável legal, não tendo a equipe participação no ocorrido, apenas a categoria em que o atleta atuou será eliminada da competição, sendo o atleta eliminado por 2 anos das competições da ASVALE.

Art. 62 º - As Associações que cometerem as infrações previstas nos artigos 58º, 59º e 60º deste regulamento, sendo que no caso delas terem sido vencedoras ou empatado as partidas em questão, terão os resultados revertidos para a associação que foi sua adversária, sendo que para efeito de contagem de  pontos ganhos ela será declarada perdedora pelo escore de 1 x 0 (um a zero) , não sendo computado o resultado para efeito de artilharia ,  porem caso ela tenha sido a perdedora do confronto , prevalecerá o resultado da partida , computando assim  o resultado para efeito de artilharia.

Art. 63º - Ocorrendo o caso de uma partida não se realizar por não comparecimento de uma das associações, ou de ambas, sem motivos que justifique o não comparecimento, o resultado será igual ao maior placar (diferneça de gols) obtido na chave em disputa,  em favor da associação que comparecer, ou também , contra ambas.

Parágrafo únicoAceita a justificativa a coordenação se haverá, ou não, nova data para a partida. Caso não haja justificativa que abone o não comparecimento no local de jogo a equipe que não comparecer e se beneficiar com o resultado do WO, e  levar vantagem  na classificação da fase, ou prejudicar outras  equipes  interessadas no resultado; além de perder os pontos da partida perderá 1 (UM) ponto na tabela de pontos na categoria em questão.

Art. 64º - A associação que não estiver no local da partida até quinze minutos (15min.) depois do horário estipulado para o inicio do jogo terá contra si o que perpetua o artigo 63º deste regulamento. (Neste caso também deverá ser observado o artigo 24º deste regulamento)

Art. 65 º - A partida só poderá ser iniciada com o mínimo de 07 (sete) em uma associação e, ou, em ambas.
Podendo após o inicio da partida a associação  completar o número máximo de 20 (vinte) atletas a qualquer momento da partida.

Parágrafo 1º- No caso de uma associação ficar com menos de 07 (sete) atletas, será utilizado, o que diz no artigo 63º deste regulamento.

Parágrafo 2º- No caso de ambas, ficar com menos de 07 (sete) atletas será utilizado, o que diz no artigo 63º deste regulamento.

Art. 66º - Ressalvadas as sanções de natureza regulamentares, aqui expressamente previstas, as infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma estabelecida no CODIDO DISCIPLINAR da ASVALE.

21 – DO Adiamento , INTERRUP[ÇÕES OU SUSPENÇÃO DA PARTIDA:

Art. 67º - Qualquer partida em virtude de mau tempo ou por motivo de força maior, poderá ser adiada ou suspensa pelo arbitro designado, obedecendo as seguintes regras:
Parágrafo único - se a partida não estiver ultrapassado a metade do 2º tempo de jogo     (3 / 4 do tempo de jogo), deverá ser marcada pela coordenação do Campeonato outra partida em dia local combinado, caso já tenha ultrapassado a metade do 2º tempo de jogo (3 / 4 do tempo de jogo) será mantido o resultado da partida.

Art. 68º - Em caso de tumulto generalizado, caracterizado por agressões ou sua tentativa e ou, fatos que comprometam a segurança de atletas, dirigentes, da arbitragem ou autoridades ligadas à competição, a associação responsável pelas ocorrências perderá o mando de campo de dois jogos, os pontos da partida se no momento do conflito a estiver ganhando ou empatando, além de poder ser sumariamente eliminada da competição, de conformidade com a gravidade dos fatos.

Art. 69º - O responsável pela sede – prefeitura e/ou associação – será responsável pela segurança das pessoas presentes ao local das partidas.

Art. 70º - Antes de tomar a decisão, no que se diz respeito aos artigos 67º e 68º deste regulamento, o Árbitro deverá ouvir o Coordenador local que, usando o bom senso, tem poderes para ordenar que o jogo seja ou não realizado, inclusive aguardar mais dos que os 15min. previsto no artigo 64º deste regulamento

22 – DOS RECURSOS :
Art. 71 º - A associação que recorrer contra qualquer irregularidade, de qualquer outra, procederá como se segue:

     1-Recurso datilografado ou em letra de forma, ou enviado pelo e-mail asvalecarangola@yahoo.com.br deverá ser entregue a comissão organizadora do campeonato ou seu representante legal, até 24 horas após o termino da partida ou no primeiro dia útil após a realização da mesma.
       2-Buscar provas, decorrente da irregularidade e enviar anexo ao recurso.

Art. 72º - Caberá a comissão organizadora, avaliar e até buscar, ou tentar provar a irregularidade em qualquer associação, desde que o reclamante assuma os gastos de condução e alimentação do representante da comissão organizadora.

Art. 73º - A inscrição e condição de jogo dada ao atleta, pela comissão organizadora não exime a associação, das punições previstas neste regulamento.

Art. 74º - Os participantes do Campeonato são considerados conhecedores deste regulamento, anexos e adendos, bem como as regras Esportivas vigentes.

Art. 75º - Por se tratar de uma competição não oficial, que tem por objetivo primordial o congraçamento das comunidades e o intercâmbio sadio entre os municípios, não, caberão recursos a órgãos oficiais, nem a justiça desportiva ou comum, sendo que todas as decisões serão tomadas pela comissão organizadora, que poderá nomear uma comissão disciplinar, a seu exclusivo critério, para auxiliar nos julgamentos das possíveis indisciplinas e, ou. Irregularidade cometida por atletas e, ou, dirigentes, cujas decisões serão finais e irrecorríveis. Qualquer associação disputante do campeonato que venha recorrer à justiça comum, por motivo ou em razão do presente Regulamento, será desligada do Campeonato mesmo durante sua realização.

Art. 76º - – Se ocorrer à hipótese de desligamento de qualquer Associação pelo motivo constante no artigo 75º deste regulamento, ficam sem nenhum efeito todos os resultados obtidos pela Associação punida.



23- DAS TAXAS:

Art. 77º - Serão cobradas das associações participantes do Campeonato taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 ( cento e cinquenta reais), por categoria participante.

Art. 78º - Serão cobradas taxa por carteiras de atletas emitidas no valor de R$ 2,50 ( Dois Reais e Cinquenta Centavos ) para cada carteira emitida.

Art. 79 º - AS TAXAS DEVERÃO SER PAGAS ANTES DO INICIO DA COMPETIÇÃO.

24 – DOS TROFEUS E TITULOS:
Art. 80º - Às Associações Campeãs e Vice – Campeãs dos Campeonatos das Categorias Básicas de Futebol Pré - Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil, temporada de 2013 serão conferidos 1 (um) troféu e medalhas alusivos  à conquista, bem como destaque  chuteira de ouro, para  os artilheiros  da competição,  destaque Luva de Ouro para  os goleiros menos vazado.

Art. 81º - A Associação que obtiver o maior numero de pontos, somados todas as categorias em disputas, receberá 1 (um) troféu alusivo a conquista, como CAMPEÃ GERAL  do campeonato temporada 2013. Conquista está que será regida pelas seguintes normas de pontuação:
1)  Bônus para equipes participantes com 4 categorias                     - 10 pontos
2)  Bônus 1º colocado de chave 1ª fase                                                - 05 pontos
3)  Bônus por vitória                                                                              -  02 pontos
4)  Bônus por empate                                                                             -  01 ponto
5)  Bônus  (vitória) fase eliminatória                                                    - 03 pontos
6) Bônus (empate)  fase eliminatória                                                    - 02 pontos
7) Bônus classificação (empate) ou (penalty) fase eliminatória      - 01 pontos
8)  Pontos ganhos pelo 1º lugar na competição por categoria           - 20 pontos
9)  Pontos ganhos pelo 2º lugar na competição por categoria            - 15 pontos
11)  Pontos ganhos pelo 3º lugar na competição por categoria          - 10 pontos
12) Pontos ganhos pelo 4º lugar na competição por categoria           - 08 pontos
13  Pontos ganhos pelo 5º lugar na competição por categoria           - 06 pontos
14)  Pontos ganhos pelo 6º lugar na competição por categoria          - 05 pontos
15)  Pontos ganhos pelo 7º lugar na competição por categoria          - 04 pontos
16)  Pontos ganhos pelo 8º lugar na competição por categoria          - 03 pontos
17) Pontos ganhos pelo 9ºao 21º lugar na competição por categ.      - 02 pontos
18) Equipes que forem eliminadas da competição por irregularidade    -   0 pontos

Art. 82º - As definições de 3º ao 21 º colocado será definida pela pontuação da 1ª fase do campeonato, seguindo os critérios de desempate do art.15º deste regulamento.

25 – PONTUAÇÃO PARA O RANKING GERAL DA ASVALE:
Após a definição do 1º ao 21º colocado na classificação geral do campeonato por equipe, será atribuído as Associações pontos para somarem no Ranking Geral da ASVALE conforme tabela abaixo:
1)  Pontos ganhos pelo 1º lugar na competição por equipe                - 20 pontos
2)  Pontos ganhos pelo 2º lugar na competição por equipe                - 15 pontos
3)  Pontos ganhos pelo 3º lugar na competição por equipe                - 10 pontos
4)  Pontos ganhos pelo 4º lugar na competição por equipe                - 08 pontos
5)  Pontos ganhos pelo 5º lugar na competição por equipe                - 06 pontos
6)  Pontos ganhos pelo 6º lugar na competição por equipe                - 05 pontos
7)  Pontos ganhos pelo 7º lugar na competição por equipe                - 04 pontos
8)  Pontos ganhos pelo 8º lugar na competição por equipe                - 03 pontos
9)  Pontos ganhos pelo 9º ao 23º lugar na competição por equipe     - 02 pontos
10) Equipes que forem eliminadas da competição por irregularidade    -20 pontos)




 26 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS:

Art. 83º - As bolas para os jogos deverão ser fornecidas pela associação mandante de campo, que, deverá ter no mínimo de 3 bolas em boas condições de jogo. A bola da Categoria Pré – Mirim deverá ser a de n.º 4, podendo em comum acordo entre as associações jogar com a bola tamanho oficial.

Art. 84º - Os boletins com resultados dos jogos estarão a disposição no site www.asvale.blogspot .com                                          

Art. 85º - As interpretações e os casos omissos, neste regulamento, serão resolvidos pela Comissão organizadora, respeitando as leis e regulamentos que regem a modalidade de futebol.

Anote-se, Afixe-se e Cumpra-se,
Carangola, 05 de Setembro de 2013

A comissão organizadora

CARLOS EDUARDO PINHEIRO CHAIBEN                                  ALEXON NOVAES COSTA

           Presidente    cref: 006679/P MG                                                       Diretor de futebol                

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